Mateus Matzkin Gurza

Mateus Matzkin Gurza

could not load image

Sobre mim

Meu nome é Mateus Matzkin Gurza e atualmente estou cursando Engenharia Mecatrônica na USP com o objetivo de obter uma educação abrangente que atenda às demandas contemporâneas. Sou uma pessoa muito comunicativa e orientada para as pessoas, com fortes qualidades de liderança, impulsionada pela minha constante busca por expandir meu conhecimento e habilidades técnicas para me tornar cada vez mais capaz de resolver problemas de forma eficaz e sustentável. Gosto de diversificar meus projetos e envolvimento neles, sendo flexível nos campos em que atuo e sempre proativo. Minha inclinação natural para a comunicação e liderança me permite coordenar e liderar equipes de forma eficaz, garantindo o sucesso dos projetos. A seguir, me aprofundarei em outros pontos que acredito serem relevantes sobre minha pessoa.

Falo português de forma nativa, além de ser fluente em inglês e espanhol. O inglês foi um idioma que aperfeiçoei ao viver e estudar no Canadá por um ano durante o Ensino Fundamental. O espanhol vem da minha herança familiar: sou a primeira geração brasileira da minha família, com raízes mexicanas por parte de pai e argentinas por parte de mãe.

Desde cedo, sempre tive interesse em tecnologia, especialmente em Inteligência Artificial (IA), e essa paixão me levou a buscar projetos e atividades que me permitissem explorar esse campo em profundidade. Por isso, estou envolvido em um projeto de Iniciação Científica voltado para a aplicação de visão computacional em cenários urbanos, o que tem me proporcionado uma oportunidade incrível de desenvolver habilidades técnicas e aprender como essas tecnologias podem ser integradas a sistemas de engenharia.

Ao longo dos anos me envolvi em múltiplas experiências e atividades que complementam meu lado técnico. Estudo na Universidade de São Paulo, onde estou desenvolvendo conhecimentos em mecatrônica, e nela tive a oportunidade de me envolver com grupos de extensão e, assim, trabalhar na Poli Júnior, onde atuei em várias funções, incluindo Gerente de Projetos, Coordenador de Projetos, Analista de Soluções de Dados e Consultor de Negócios. Nessas posições, desenvolvi habilidades em gestão de projetos, consultoria em análise e inteligência de dados, comunicação com clientes, e liderança, além de supervisionar múltiplos projetos no campo de ciência e engenharia de dados.

Olhando para um passado mais distante, durante o Ensino Médio, estudei no Colégio Bandeirantes, onde fui medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e atuei como coordenador do Clube de Ciências. Essas experiências me ajudaram a cultivar minha curiosidade e a desenvolver uma mentalidade voltada para a resolução de problemas.

Tenho diversos interesses que complementam meu lado técnico. Basquete é uma grande paixão, tendo sido federado pelo Clube Pinheiros durante o Ensino Médio além de ter jogado pelo Colégio Bandeirantes na época. Posteriormente joguei pela equipe da Escola Politécnica até o segundo ano da faculdade, também atuei como diretor dessa modalidade por um ano, sendo responsável pela comunicação com a atlética e organização da equipe para os campeonatos e treinos. Somado a isso, sou uma pessoa bastante criativa, muito envolvido com arte na prática, especialmente pintura e desenho. Este lado criativo me ajuda a abordar problemas de forma inovadora e pensar em desafios por perspectivas não exploradas. Outro grande interesse meu é o de viajar. Gosto de conhecer novas culturas, pessoas e lugares, e estou sempre em busca de expandir meus horizontes e mantenho a mente aberta a novas experiências, buscando sempre entender a realidade do próximo.

Como interesse técnico, meu maior foco é a Inteligência Artificial, e estou sempre buscando formas de aplicar meus conhecimentos em mecatrônica e IA em projetos que envolvam engenharia e consultoria. Meu objetivo é integrar essas tecnologias em sistemas mais amplos, contribuindo com soluções inovadoras para desafios reais.